Conserva italiana de berinjela feita em casa
Conserva italiana de berinjela feita em casa
Existem muitas pessoas no mundo que têm hortas em suas próprias casas e, no período da colheita, muitas vezes não sabem exatamente o que fazer para conservar melhor os alimentos que a terra lhes oferece.
Por isso decidi começar a fazer aqui uma série de receitas em conservas com vários tipos de legumes que poderão ser facilmente reaproveitados.
Ou até, quem sabe, te ajudar a ganhar algum dinheiro através dessas conservas, já que as conservas são uma coisa que sabemos que todo mundo gosta.
Hoje iremos começar fazendo a conserva italiana de berinjelas grelhadas, nos próximos posts, irei mostrar como se faz aqui na Itália verdadeiras e deliciosas conservas de vários tipos de legumes.
A preparação das conservas tem um processo longo e é preciso ter paciência e sobretudo higiene para aprender a fazer bem.
Então continue me seguindo para aprender a fazer todas as conservas.
Ingredientes:
1,5 quilo de berinjela
1 litro de vinagre de vinho branco
1 macinho de basílico
2 ou 4 dentes de alho
1 colher de orégano
1 pimenta calabresa
Azeite extra virgem de oliva
sal grosso
Modo de preparo da conserva italiana de berinjela:
Lavar as berinjelas, enxugar e cortar em rodelas.
Esquentar uma grelha e grelhar as berinjelas de ambos os lados, na medida que for grelhando, ir colocando em um prato.
Pôr o vinagre em uma panela grande, juntar a mesma quantidade de água, um pouco de sal grosso (pouco sal) e levar a fervura.
Escaldar as berinjelas por 3/4 minutos, escorrer e enxugar com papel absorvente.
Estender as berinjelas em um pano de prato limpo e deixar enxugar bem por 5/6 horas (as rodelas de berinjelas têm que ser perfeitamente enxuta).
Enquanto isso, picar o alho, a pimenta calabresa, juntar o orégano e o manjericão quebrado com as mãos (use as mãos para picar o manjericão em vez da faca porque assim sendo as folhinhas não ficaram pretas).
Juntar tudo em uma tigela, adicionar bastante azeite, mexer bem para emulsionar e deixe pegar sabor.
Depois que as berinjelas enxugaram, colocar um fio de óleo aromatizado no fundo dos potes de vidro esterilizado e enxuto ver como esterilizar embalagens. Acomodar as berinjelas em camadas (apertando bem cada camada para evitar bolhas de ar) alternando sempre com óleo aromatizado, encher os vidros deixando 2 cm da borda de espaço vazio.
Terminar de encher os potes de vidro cobrindo completamente as berinjelas com o azeite.
Apertar bem as berinjelas ao interno do pote de vidro com uma colher esterilizada e reservar por 2 horas sem tampar o vidro (esse processo serve para perder o ar criado entre uma camada e outra, evitando assim a proliferação de bactérias).
Depois desse tempo, se precisar, adicione mais azeite (as berinjelas tem que ficar cobertas com o azeite) e tampe bem a embalagem de vidro.
Esterilizar as embalagens de vidro por 10 minutos a 80 graus (comece a contagem dos minutos partindo da fervura da água), ver como esterilizar embalagens e deixar esfriar dentro da panela.
Depois disso enxugar e guardar em lugar seco e escuro por um período de um mês.
Dicas:
o tempo de conservação das conservas caseiras é diferente do tempo de conservação das conservas industriais e muda conforme o tipo de alimento utilizado nas conservas.
As conservas caseiras não vai nenhum tipo de conservantes como aqueles usado nas industrias, portanto é mais natural para o organismo.
Me deixe um comentário para tirar as suas dúvidas ou deixe uma sugestão de receitas.
Veja também:
conserva de tomate seco ao olio
Conserva de azeite e vinagre aromatizado
Seja o primeiro a comentar!