Tomates secos

 

 

Tomates secos (Pomodori essiccati)

Poucas coisas resistem ao tempo, por exemplo, a preparação de conservas caseiras. 

Grandes frigoríficos e importações assíduas do exterior nos permitem adquirir produtos da terra durante todo o ano, mas não podem cancelar a satisfação que provamos em preparar sozinhos em casa doces, geleias, compotas, xaropes, licores, vinagres e óleo aromático.


No verão, quando o sabor e aroma de frutas e legumes são incomparáveis, vem vontade de aprisioná-los em frascos para saboreá-los em épocas frias.


Se você decidir experimentar pela primeira vez a aventura das conservas, não pense em um trabalho muito fácil. 

Na sua simplicidade, é preciso um pouco de habilidade, amor para os produtos da natureza e disponibilidade de seguir regras muito precisas.


Mas, com os conselhos e instruções detalhadas deste arquivo, mesmo se você nunca teve familiaridade com conservas, você vai obter resultados satisfatórios.


E você vai poder dizer com orgulho ”o autor desta obra-prima sou eu ”.

Hoje, vamos começar com a conserva de tomate seco ao óleo, mas antes de ver a receita, vamos ver como é a preparação da secagem dos tomates com o sol.



Ingrediente para tomates secos

Tomates de preferencia San Marzano, (é um tipo de tomate mais ou menos comprido), é melhor esse tipo de tomate por conter menos água de vegetação.

Os tomates têm de ser maduros, firmes e sem nenhuma rachadura ou manchas na sua superfície.

Sal fino.


Modo de preparação

Lavar delicadamente os tomates e secar com um pano limpo, dividir a metade do tomate no sentido do comprimento e deixar escorrer a água de vegetação.


Colocar os tomates em uma peneira bem limpa, com a parte de fora do tomate apoiado na peneira e com a parte aberta para cima.


Espalhar um pouco de sal por cima dos tomates para evitar as visitas dos insetos e levar ao sol para secar. Retirando  à tarde para evitar que pegue umidade.


Continuar assim por diversos dias até os tomates ficarem bem sequinhos e sem nenhuma umidade (eles devem ficar bem encolhidos).

Se por motivo meteorológico (chuva, nuvem, umidade) não tiver mais sol, principalmente nos primeiros dias, colocar os tomates no forno com fogo baixo, fazendo só enxugar ser cozinha-los e prosseguir com a secagem ao sol.


Para quem não tiver espaço para secar os tomates ao sol, pode secar no forno, mas deve deixar secando por aproximadamente 8/10 horas em fogo baixo a 120 graus.

Os tomates, depois de secos, podem ser conservados em local fresco e seco em potes de plástico ou vidro fechado, ou em saquinhos de papel na geladeira, ou então em conserva com óleo, clicar para ver a receita de conserva de tomate seco. 


Me deixe um comentário se gostar da receita, deixe sugestões de mais receitas italianas ou tire as suas dúvidas.

 

Você ainda me encontra no facebook/instagram/pinterest/youtube

 







Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!