Receita italiana de pesto de abobrinha

 

O pesto de abobrinha é um condimento saboroso e perfumado. É ideal para enriquecer de sabor e frescor sanduíches e antepastos e, definitivamente, perfeito para temperar pastas e lasanhas. Esse pesto de abobrinha é uma versão diferente do tradicional pesto à genovese. A diferença desse pesto daquele genovese é o frescor das abobrinhas cruas que são utilizadas na receita.

O pesto de abobrinha também fica ótimo como acompanhamento de camarões, salmão ou de queijos.
Dessa forma, como você pode perceber, esse creme delicado e perfumado vai conquistar a todos pelo seu gosto e pela sua velocidade de preparação.

 

 

Vamos aos ingredientes desse delicioso pesto de abobrinhas:

 

  • 300g de abobrinha
  • 40g de nozes ou pinoli, ou as castanhas que preferir
  • 20g de manjericão
  • 40g de parmegiano reggiano ou padano ralado (pode substituir por parmesão comum)
  • 40g de pecorino ralado (queijo de cabra)
  • 150 ml de azeite de oliva extra virgem se possível
  • 1/2 dentinho de alho
  • sal a gosto

Vamos já ao preparo:

Primeiramente, higienize as abobrinhas, corte as pontas e, logo depois, rale no ralador grosso, salgue-as e coloque em uma peneira para escorrer toda a sua água de vegetação. Posteriormente, coloque as abobrinhas raladas e escorridas no processador de alimentos.

Adicione as nozes descascadas, o alho, a metade do azeite e bata um pouco até moer bem as nozes. Porém,  não é necessário moer até virar farinha, pois a textura do pesto  geralmente é granuloso. Agora junte os queijos o manjericão, uma pitada de sal (mas não muito porque os queijos contem sal) e bata mais um pouco, juntando aos poucos o restante do azeite de oliva.

Pronto, o seu pesto já pode ser saboreado! Buon appetitto!!!

Para conservar, basta colocar ele em uma embalagem de vidro esterilizado e colocar sobre o pesto um fio de azeite. Desse modo, seu pesto de abobrinha vai conservar por 1 semana na geladeira. E na medida que você for usando, vai acrescentando azeite para não formar mofo na superfície da embalagem. Outra forma de evitar que se forme mofo na superfície e virando a embalagem de cabeça para baixo.

 

Dicas da Wal:

Na hora de usar o pesto para temperar o macarrão, coloque algumas colheradas de água da massa no pesto e misture bem. Assim, evita que seu macarrão fique seco, principalmente se for usar uma quantidade grande de macarrão.

Aqui na Itália, não temos o costume de lavar o manjericão antes de fazer o pesto. Unica coisa que fazemos para sua higienização é limpar as folhas com um pano limpo. Dessa forma, se mantém todo o sabor e perfume do manjericão.

Gostaram da receita? Me deixe saber nos comentários e se fizerem me marquem ou me mandem uma foto no Instagram. Vou ficar muito feliz de ver os seus pratos feito com pesto de abobrinha. 🥰

 

Veja aqui como esterilizar a embalagem de vidro

Veja também:

Conservas de 4 tipos de pesto

 

 

Você ainda me encontra no  facebook/instagram/pinterest/youtube

 

 

 

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!