Pizza margherita napoletana
Olá, pessoal, já voltei das minhas férias de uma semana que passei fazendo um cruzeiro pelo mediterrâneo como eu já tinha dito antes de viajar.
Gostei muito da viagem que fizemos com meu marido e um casal de amigos, para quem nunca teve a oportunidade de fazer um cruzeiro, eu recomendo que façam, porque é simplesmente um sonho maravilhoso.
E aproveitando que passei por Nápoles, decidi postar uma receita da Pizza margherita napoletana que comi enquanto estava lá, essa pizza foi inventada na cidade de Nápoles e é muito gostosa.
Nascida em Nápoles em 1889 por inspiração do padeiro Raffaele Esposito, a pizza margherita foi criada para a ocasião da visita da rainha Margherita então governante da Itália com o rei Umberto I, que visitava a bela cidade de Nápoles.
Esposito criou para esse evento três pizzas muito diferentes umas das outras, mas a Rainha apreciou particularmente aquela com muçarela e tomate, que a partir daquele momento, em sua honra, foi chamada Margherita.
Entre as pizzas de Nápoles, a margherita é a mais simples e a mais amada, especialmente pelas crianças. Preparada com molho de tomate, muçarela, azeite de oliva e folhas de manjericão, satisfaz até os paladares mais exigentes, desde que os ingredientes sejam de excelente qualidade.
Essa sou eu no meu primeiro dia de barco, feliz da vida…KKKKKKK
Ingredientes para a massa de 2 pizzas de 34 cm de diametro
500 g de farinha de trigo comum ou (300 g de farinha de comum e 200 g de farinha de sêmola de trigo duro)
15 g de fermento biológico ou ( fermento desidratado 3,5 g) , (se for usar fermento desidratado, usar também uma colherzinha de açúcar)
10 g de sal
300 ml de água
2 colheres de azeite de oliva ou óleo
Veja modo de fazer em massa base napolitana para pizza
Ingredientes para o recheio
500 g de polpa de tomate
400 g de muçarela de búfala ou muçarela comum
1 colher de sopa de aceite de oliva extra virgem
1 pitada de sal
folhas de manjericão a gosto
Modo de montar a pizza
Faça dois discos de pizza de 34 cm, tempere a polpa de tomate com a colher de aceite e sal e espalhe por cima da pizza, leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por 6/7 minutos.
Enquanto isso, corte as muçarelas em cubinhos, retire as pizzas do forno e distribua as muçarelas por cima, retorne no forno e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Retire do fogo e tempere com folhas de manjericão.
Sirva a seguir bem quente.
O Castel Nuovo, mais conhecido como Maschio Angioino, está localizado no meio da Praça Municipio, ao lado dos jardins do Palácio Real, e a uma curta caminhada a partir do porto de Nápoles. Este local foi escolhido pelo rei Carlos I de Anjou, que deu o nome à fortaleza de Castel Nuovo.
No século XVI, da Campania chega Pulcinella, que expressa a alma do povo de Nápoles. O rosto da máscara é preto e branco e veste um casaco branco largo. Pulcinella é também uma máscara da Comedia d’Arte e está entre os mais afortunados da comédia italiana. O nome pultinella provavelmente deriva do napolitano “Pollicino” que significa pintinho. – Veja mais em: https://www.carnevalemaschere.com/maschera-di-pulcinella.html#sthash.EGwU2c0h.dpuf
Para mais informações sobre Napolis acessem www.incampania.com
Veja também:
Pizza integral
Massa basica napoletana para pizza
Focaccia pugliese de azeitonas
Me deixe um comentário se gostar da receita, deixe sugestões de mais receitas italianas ou tire as suas dúvidas.
Olá! O modo de fazer a massa não está disponível; o que eu faço para não errar na massa?
Ola Vitor! O modo de preparo vc encontra no link acima dos ingredientes, antes o link nao estava funzionando mas agora eata porque atualizei o post. Qualquer duvida me escreva aqui ou no instagram, abraços da Italia.