Receita Italiana do spaghetti à carbonara
Receita feita na Itália do spaghetti à carbonara
Carbonara ou spaghetti à carbonara é uma receita tradicional italiana de massa.
O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão.
Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de Carbonara, carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria.
Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na sua preparação.
Tal como a maior parte das receitas tradicionais, as origens deste prato são obscuras, existindo diversas lendas.
Por vezes, refere-se que possa ter nascido na Roma antiga. Como o nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição suculenta para os trabalhadores do carvão na Itália.
Outros dizem que, antigamente, era feita sobre grelhadores de carvão.
Ainda outros sugerem que as manchas pretas de toucinho e pimenta se assemelham a pequenos pedaços de carvão, o que poderia explicar o nome.
Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da https://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonara
(Carbonaria, uma sociedade secreta italiana).
Apesar de todas as versões e legendas, o spaghetti à carbonara continua sendo uma receita deliciosa apreciada no mundo inteiro.
Vamos aos ingredientes da receita.
Ingredientes para 4 pessoas
400 g de espaguete
sal grosso a gosto
150 g de toucinho ou bacon defumado
4 ovos
100 g de pecorino romano (queijo de cabra) ou parmesão ralado
pimenta do reino ou pimenta branca
Modo de preparar o spaghetti à carbonara
Comece colocando a água para cozinhar o macarrão, (para saber a quantidade da água e tempo de cozimento) acesse dicas de como obter um macarrão perfeito
Prepare o molho, frite o bacon ou toucinho em um pouquinho de óleo (porque o bacon já tem óleo) deixe esfriar.
Em uma tigela, bata os ovos com o queijo ralado que preferir, a pimenta do reino ou pimenta branca, uma pitada de sal fino (pouco sal porque o bacon já é salgado e o queijo também) e acrescente o bacon bem frio (para não cozinhar os ovos).
Agora coloque os espaguetes para cozinhar, escorra bem escorrido e misture na tigela com o molho e sirva a seguir bem quente.
Bom apetite!
Algumas Dicas:
os ovos batidos nunca devem ser misturados com a massa no fogo porque cozinhando os ovos isso vai interferir na cremosidade do molho, os ovos devem ser crus para misturar com a massa, depois de bem escorrida na tigela onde foram batidos os ovos.
A receita original não usa o creme de leite, é só misturar o queijo com os ovos, que o queijo vai ajudar a deixar mais cremoso o molho, deixando o prato mais leve.
Se desejar, é possível uma variação, você poderá fazer a receita usando meia dose de queijo parmesão e meia dose de queijo pecorino.
Veja também outras deliciosas receitas de massas:
Me deixe um comentário se gostar da receita, deixe sugestões de mais receitas italianas ou tire as suas dúvidas.
Seja o primeiro a comentar!