Caponata siciliana de berinjela
Caponata siciliana de berinjela
Caponata siciliana de berinjela é um prato que representa a riqueza, a história, os aromas e a complexidade da cultura siciliana.
Só na Sicília, existem cerca de 40 variações de caponata e como sempre acontece com os pratos tradicionais, a base histórica vem muito condicionada por costumes locais.
Tais como a adição de pinhões, mas também crustáceos, polvo ou lula, atum ou anchovas … apenas nos movimentamos de uma cidade para outra para encontrar uma caponata sempre diferente, mas todas as versões têm um denominador comum inconfundível, o uso do condimento agridoce, o que dá um sabor único aos vegetais.
A Caponata é um prato aparentemente simples, mas esteja ciente de que está levando para a mesa, uma verdadeira peça de história da gastronomia italiana.
Ingredientes
5 berinjelas médias
500 g de tomates maduro
300 g de salsão/aipo
100 g de azeitonas verde ou preta sem caroço
50 g de alcaparras
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de vinagre
1 cebola grande
azeite ou óleo quanto baste
Sal grosso quanto baste
Modo de preparar a caponata siciliana de berinjela
Lave bem as berinjelas e corte em cubos, salgue com o sal grosso e deixe dentro de um escorredor de macarrão para perder sua água amarga, por aproximadamente 1 ou 2 horas.
Enquanto isso, corte o salsão em pedacinhos e leve para cozinhar em uma panela com água.
Descasque os tomates com uma faquinha bem afiada ou mergulhe-os em água quente até começar a soltar a pele.
Tire as sementes e corte-os em pedaços pequenos.
Corte a cebola em pedaços grandes e leve para refogar, acrescente os tomates e deixe cozinhar até virar um molho cremoso, reserve.
Em uma frigideira com óleo, refogue as berinjelas até ficarem douradas, acrescente as alcaparras, o salsão escorrido, as azeitonas, o molho de tomate, o vinagre e o açúcar, e deixe cozinhar tudo junto por mais 15 minutos.
Sirva frio, como aperitivo, com torradas ou como acompanhamentos de carnes ou peixes.
Buon appetito!!!
Veja também berinjela a parmigiana
Me deixe um comentário se gostar da receita, deixe sugestões de mais receitas italianas ou tire as suas dúvidas.
Ola Larissa!
Obrigada pela sua visita! Fico lislongeada que voce goste do que eu escrevo, pois para mim a cozinha italiana é a melhor cozinha do mundo. Me sinto tambem lislongeada por morar aqui na Italia e aprender a culinaria e suas historias de pertinho, para depois poder condividir com voces.
Acho que esse presente foi Deus quem me deu, porque ele sempre soube que a gastronomia é a minha paixao de viver!
E agora com a tecnologia da internete poder compartilhar essa paixao desde o outro lado do mundo com outras pessoas, me preenche de felicidades ainda mais.
Beijinhos e continue me escrevendo porque fico feliz demais em agradar as pessoas com minhas receitas.
Acabei de conhecer seu blog e gostei bastante de ter textos em português de receitas italianas originais, que também contam um pouco sobre o prato. Gosto de ler mais do que apenas a descrição das receitas, como dicas e história do prato, do jeito que você está fazendo.