Sobre a autora

 

MINHA HISTÓRIA

 

Olá !!!

Sou WALDETE, mas se quiserem podem me chamar de WAL que eu vou gostar.

Sou brasileira de São Paulo, moro na Itália há mais de 22 anos e gosto muito deste país como se fosse a minha própria pátria!!!

Algo que observo na culinária italiana é a importância que as famílias dão para comida e modo de servi-las.

Quando digo, modo de servi-las, é que aqui não se mistura entradas com pratos principais como é feito em outros países.

Pois bem, vou explicar para quem ainda não sabe como eles fazem aqui para servir os pratos:

Primeiro são servidos os antepastos ou entradas, depois se passa as massas sopas ou risotos, que é chamado como primo, a seguir, são as carnes com o contorno, tipo verduras, patatinhas fritas etc… que vem chamado de segundo, assim por diante, tudo separado, até chegar na sobremesa frutas e licores. Tudo é acompanhado de vinho e/ou água.

Aqui, a maioria das pessoas sabem cozinhar, os vendedores de alimentos nos dão receitas, senhoras em supermercados te ensinam receitas, há um canal de TV 24 horas ensinando receitas, entre outros…

Bom, já deu para vocês perceberem que aqui a cozinha não é brincadeira…

 

 

 

 

 

Eu comecei a minha viagem pela cozinha ainda na infância. Pois é, sabe aquelas brincadeiras que a gente brinca quando criança, de cozinhadinha, tipo papai e mamãe.

Então, eu sempre fazia o papel da cozinheira da casa. E crescendo não foi diferente, na minha adolescência, enquanto as minhas amigas colecionavam fotos de atores bonitos eu colecionava cadernos de receitas e ao mesmo tempo já cozinhava para a minha família. Mas foi depois que cheguei aqui na Itália que vim me aperfeiçoar ainda mais na cozinha.

Trabalhei em várias cozinhas de restaurantes italianos e me apaixonei ainda mais por esse mundo da gastronomia que amo tanto. No decorrer desses anos de moradia na Itália, fiz também vários cursos de aperfeiçoamento e ainda continuo fazendo porque a culinária é sempre variada e são várias regiões que trazem uma pitada de sabor por isso temos que continuar sempre aprendendo.

Quero poder compartilhar a minha experiencia da culinária italiana com quem for apaixonado pela cozinha e tenha vontade de aprender a fazer pratos novos.

 

 

 

VALORES

 

RESPEITO

….o que mais prezo é o respeito as pessoas e as diferenças culturais, como uma pessoa que aprecia a arte da gastronomia, sei que cada cultura tem suas tradições e maneira de lidar com alimento…

 

CARINHO

…a minha satisfação neste projeto é a relação que tenho com meus seguidores e cada movimento meu ao cozinhar, elaborando ou replicando uma receita é sempre feito com carinho….

 

 

AMOR

… creio que nada seria perfeito se não houvesse este ingrediente chamado amor, saibam que tudo foi e é possível graças a ele, e isso é o que cada um de vocês encontrará em meus ensinamentos…

 

 

Espero que vocês aproveitem bastante!

O objetivo desse blog é ajudar as pessoas que ainda não sabem cozinhar. E também dar ideias de receitas que usamos aqui na Itália para aquelas pessoas que já dominam a cozinha.

 

Sejam todos bem vindo ao meu mundo gastronômico!!!

 

 

 

MINHA CASA

 

 

 

 

 

 

 

MOMENTO DE PRODUÇÃO

JÁ TENHO ALGO PRONTO

 

 

 

 

SEM DEIXAR A ELEGÂNCIA

 

 

 

 

HISTÓRIA

UM POUCO DA COZINHA ITALIANA

A culinária na Itália, como em outros países do Mediterrâneo, é muito rica e variada, devido às diferentes contribuições de culturas e povos ascendentes (celtas, gregos, etruscos, romanos, lombardos, árabes, normandos, austríacos, espanhóis etc…).

Estas contribuições culturais, bem como as diferenças de clima e história geopolítica ambiental e heterogêneo do país, levaram a variedades regionais bem caracterizadas. Em uma visão geral, (e portanto, com as exceções regionais, pois cada região da Itália há a sua particularidade). Apesar disso as regiões seguem uma linha mediterrânea.

As características da cozinha italiana inclui todos os elementos que são hoje considerados típicos da dieta mediterrânea. Desde o início dos anos noventa, tem despertado grande interesse no público pela sua gastronomia e enologia, e numerosas associações dedicadas à redescoberta e preservação das tradições regionais italianas (por exemplo, o Slow Food e a Academia Italiana de Cozinha).

A cozinha italiana é muito popular em todo o mundo por sua variedade e qualidade de seus produtos. A cozinha italiana é subdividida em regiões: por exemplos, são a cozinha napolitana com a pizza napolitana, a cozinha romana e lazial com o fresco ala praticana, a cozinha liguriana com o molho pesto ala genovese e pratos da terra e do mar, a cozinha venetana com especialidades venezianas de peixes, a cozinha bolognese com as lasanhas, a cozinha piemontês com a banha cauda, carnes cozidas mistas, agnolotti, etc…